Durante um evento em São Francisco, nos Estados Unidos, a Microsoft lançou uma versão totalmente online do pacote Office. O novo serviço, chamado de Office 365, estará disponível em edição limitada para testes a partir desta terça-feira (19), em 13 países e regiões. No entanto as vendas só serão iniciadas a partir do ano que vem e por assinaturas.
Com a novidade, pessoas poderão trabalhar de qualquer lugar e em praticamente qualquer dispositivo, pois o Office 365 será baseado em computação em nuvem - capacidade de armazenamento e compartilhamento de programas e arquivos remotamente -, e irá agregar as funções dos programas Office 2010, Exchange, Sharepoint e Lync.
Segundo a empresa, a nova versão serve para empresas de qualquer tamanho. Será uma tecnologia construída para grandes empresas se tornando acessível para as empresas menores. "Com poucos cliques uma pequena empresa pode ter 20 campos de futebol de capacidade no data center e uma equipe altamente experiente de TI ao seu alcance", diz Kurt DelBene, Presidente da divisão da Microsoft Office.
As companhias com até 25 funcionários poderão comprar um pacote fechado, que inclui aplicativos do próprio Office, sincronização de email e Lync, por US$ 6 mensais por usuário. Já as empresas maiores terão opções de planos que variam entre US$ 2 a US$ 27 mensais por funcionário.
O Office 365 é a maior aposta da empresa. Eles pegaram tudo o que conheciam sobre produtividade e entregaram em serviços baseados em computação em nuvem. "Quando falamos com as pessoas sobre a nuvem, a ideia geral é que de alguma forma ela é apenas uma mudança de modelo de negócio. Eles assumem que estamos simplesmente movendo a tecnologia do cliente para a nossa central de dados, mas a realidade é que a nuvem é mais que isso, é uma transformação tecnológica", diz Kurt.
Com a combinação de alguns serviços já baseados na nuvem, o pacote será compatível com a maioria dos navegadores e dispositivos móveis. Isso significa que os usuários poderão ter acesso, a partir de qualquer lugar, a outros programas do Office, como o Outlook, por exemplo, sem terem que instalá-los no computador de uso.
"Nossos clientes desfrutam do Business Productivity Online Suite (BPOS), mas eles apreciam ainda mais quando o BPOS consegue trabalhar em conjunto com o Office. Quando os clientes executarem o Office com o Exchange, SharePoint e Lync, novas capacidades vão surgir em todo os lugares", finaliza o Presidente.
As criações da Microsoft estão surgindo como uma forma de contra-atacar a Google, que tem tido grande sucesso em seus pacotes de aplicativos baseados na internet e disponíveis a baixo custo.
Fonte: Olhar Digital
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