Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A salada tecnológica do mundo celular

No mundo dos PCs, existem basicamente 3 sistemas operacionais: as distribuições Linux, o MAC OS, e o onipresente Windows. Porém, no mundo celular, tudo é mais complicad temos o Symbian, o iPhone OS, o Windows Mobile, o WebOS, da Palm, o Android, do Google, o Blackberry, da RIM, sem contar outras tentativas de menor expressão da Samsung, com o Bada, e a própria Nokia, com o Maemo.

Mas, para entender essa multiplicidade, é preciso entender, também, as diferenças do ponto de vista do hardware. Atualmente, o mundo dos smartphones é dominado pela arquitetura ARM (criada por uma empresa inglesa de mesmo nome), usada, por exemplo nos processadores da Qualcomm e também da Samsung (presente, por exemplo, no iPad, da Apple). O problema é que todos os sistemas operacionais acima tiveram que ser desenhados para o padrão ARM. Só que o padrão ARM tem pouco a ver com o sistema de processamento dominante dos computadores, o X86.

Se você já está confuso, saiba que não está sozinho. O mundo está. E especialmente os programadores, que criam os softwares. Hoje em dia, tudo que é criado para a Internet precisa ser recriado para o mundo celular - o que gera um monte de problemas.


Continue Lendo <++ Clique

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: